O QUE É O MESTRADO PROFISSIONAL EM DESENVOLVIMENTO LOCAL

O Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local da UNISUAM é dirigido àqueles que desejam aprimorar o conhecimento, realizar pesquisas e conceber soluções práticas a partir de bases conceituais para melhorar a vida de diferentes partes da sociedade. O programa de Mestrado encoraja o lado empreendedor dos alunos, além do desenvolvimento de habilidades de gestão para os empreendimentos resultantes.

SUA FORMAÇÃO É A FORMAÇÃO DE UM MUNDO MELHOR

O objetivo geral do programa é formar agentes capazes de identificar condições latentes e estimular, com base na inovação, o empreendedorismo, o associativismo e as competências para o trabalho, inclusive a habilidade de gestão para os empreendimentos daí resultantes. Com seleções semestrais, o Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM possui o processo seletivo composto por 2 etapas, a prova escrita e a entrevista presencial abertas para profissionais de todas as áreas do conhecimento e também para alunos do último período de cursos de Graduação.

Mercado em Expansão

O programa surgiu da necessidade de formar profissionais qualificados com ênfase em temas vinculados ao Desenvolvimento Local Sustentável, em seus variados aspectos: econômico, social, educacional e ambiental. Oferece formação acadêmica e profissional completa, de modo que os alunos conseguem integrar competências e habilidades em Pesquisa e Docência, bem como atuar no mercado de trabalho desenvolvendo novas tecnologias sociais.

Estímulo ao
Desenvolvimento

Conceitua o desenvolvimento como um processo capaz de promover a geração de renda e a inclusão social, sem perder de vista os valores culturais locais e o caráter protagonista da população envolvida, entendendo ele como um dos atores que opera na identificação do conhecimento local, bem como na otimização dos saberes como alavanca para o desenvolvimento.

EXCELÊNCIA NO ENSINO

O Mestrado em Desenvolvimento Local caminha para a excelência em suas pesquisas científicas, o que já permitiu uma larga produção bibliográfica de professores e alunos e, ainda, o registro de várias patentes. Os projetos âncoras em Aquicultura Sustentável; Cultura e Educação Ambiental; Ambiente Sustentável e Saúde e Desenvolvimento são o campo perfeito para essa produção que vira realidade na melhoria de vida de todos.

LINHAS DE PESQUISA

ESTADO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO

Compreender a relação entre o Estado e a Sociedade para o desenvolvimento sustentável é essencial para da Sociedade e, para tal, deve-se considerar todas as dimensões do assentamento humano em um determinado ambiente para que o arranjo social e econômico que nele se constitua seja justo, equilibrado e duradouro, destacando os seguintes aspectos: econômico, social, político, cultural, ético, ambiental, pedagógico, metodológico, de gênero e territorial.

Para além de um Estado de Direito, trabalhamos com a ideia de Estado Social de Direito, sistema jurídico que viabiliza a proteção de direitos e garantias individuais, como também garante o acesso a todos a direitos como saúde, educação, habitação, meio ambiente saudável, entre outros, como direitos de todo cidadão.

As ações do Estado são definidas por leis ou por atos de governo, que visam às execuções de atos de interesse público e que se realizam pela administração pública. Por isso, a linha de pesquisa Estado, Sociedade e Desenvolvimento estuda a relação entre o Estado e Sociedade e o seu papel para o desenvolvimento local.

CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS

O estudo dos sistemas produtivos, incluindo aspectos relacionados ao cooperativismo e associativismo, e a capacidade de identificar potenciais produtivos, ainda latentes, nos territórios, comunidades e/ou localidades é o elemento norteador da linha de pesquisa Cadeias Produtivas Sustentáveis.Esta linha concentra estudos no desenvolvimento de soluções práticas para problemas socioambientais, visando o desenvolvimento local. Para tal, fará uso de pesquisas no âmbito das cadeias produtivas, que pode ser conceituada a partir de um processo que envolve todas as etapas da produção de um bem ou serviço, desde o planejamento e o design até a 9sua entrega ao consumidor e a sua relação entre as diferentes áreas de produção. Sistemas produtivos sustentáveis são aqueles em que, durante todo o processo, há sempre uma preocupação com o meio ambiente, com vistas a mitigar o impacto de cada ação.

Há intervenção de diferentes formas, desde as mais singelas, como a diminuição dos custos de produção, até a criação de valor de produtos ou subprodutos existentes e não valorizados, além de potenciais adormecidos, com o emprego de tecnologias limpas.

GESTÃO DA INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Entender e aprimorar os processos de gestão de inovação e conhecimento para ampliar e apoiar o empreendedorismo local sustentável é de grande relevância para uma estratégia proativa de combate à pobreza e redução das desigualdades.

Quando nos referimos à inovação, devemos compreendê-la como um processo amplo, que acrescenta valor à atividade humana, incluindo aspectos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como marketing. Com isso em vista, a Gestão da Inovação e Empreendedorismo estuda a relação direta entre o empreendedorismo e o desenvolvimento socioeconômico e ambiental local. Compreende-se que o desenvolvimento econômico local está associado às inovações geradas por diferentes empreendedores, como empreendedor individual, cooperado, corporativo etc.

LABORATÓRIOS DO MESTRADO

O Mestrado de Desenvolvimento Local possui 10 laboratórios dedicados e com tecnologia de ponta no Rio de Janeiro. Confira:

lab-informatica

Laboratório de informática da Pós-Graduação

Exclusivo para o Mestrado, o Laboratório é equipado com 20 computadores com acesso à Internet e à Intranet, além de diversos softwares licenciados. Este laboratório é restrito aos alunos da Pós-Graduação e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC. No entanto, estes podem ter acesso a qualquer laboratório da Instituição.

lanca

Laboratório de Análise Numérica em Ciências Ambientais - LANCA

O Laboratório de Análise Numérica em Ciências Ambientais - LANCA do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local está diretamente relacionado à Linha de Pesquisa “Cadeias Produtivas Sustentáveis”. O LANCA possui diversos tipos de modelos matemáticos para pesquisa, aplicação e solução de problemas em Dispersão de poluentes; Desenvolvimento de aerogeradores eólicos; Transferência de calor em sistemas de aquecimento e refrigeração; Transferência de calor em painéis para aproveitamento de energia solar; Análise de vibrações em construções sustentáveis; Conforto térmico em ambientes sustentáveis; Escoamento em dutos para saneamento; Análise de viabilidade econômica de projetos sustentáveis; Análise estatística.

lab-nae-dl

LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO - Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE)

Para atendimento aos projetos: 1. Criação de estruturas organizacionais de modernização e inovação tecnológica (empresa junior, incubadoras de cooperativas, de empresas e outras); 2. Associativismo, cooperativismo e geração de renda, desenvolvidos na linha de pesquisa ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DE MODERNIZAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, foi construída uma sala de 25m2, que funciona como interface com o setor produtivo, além de promover dinâmicas de empreendedorismo e de simulação de negócios.

lab-deslocal

Laboratório de Desenvolvimento Local

O Laboratório de Desenvolvimento Local pretende servir de ponto de convergência para os diferentes projetos desenvolvidos pelo MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO LOCAL. Visa aplicar as metodologias estudadas no programa e concentrar a troca de experiências e o debate entre os parceiros, permitindo a plena integração dos Mestrandos com a sociedade, buscando novos caminhos para ferramentas inovadoras, novos empreendedores e melhores condições de vida para as comunidades de baixa renda.

lab-nutricao

Laboratórios de Nutrição

O Laboratório de Nutrição é destinado ao preparo e análise de alimentos funcionais e reaproveitamento das sobras alimentícias. Financiado por meio de verba da FAPERJ, o laboratório é equipado para realizar análises de composição centesimal de alimentos in natura prontos para o consumo e refeições, além de produzir alimentos desidratados por intermédio da liofilização. Destinado ao desenvolvimento de novos produtos, que busquem a prevenção e o tratamento de enfermidades na comunidade do entorno (Comunidade do Alemão e Comunidade da Maré), diversos projetos estão veiculados ao laboratório. São eles:“Desenvolvimento de Produto Alimentício a Partir de Subproduto Gerado pela Indústria da Banana”; “Desenvolvimento de Produtos Contendo Cascas da Laranja (Citrus sinensis); Geração de Renda e Educação Ambiental no Alemão Rio de Janeiro- RJ”; “Desenvolvimento de um Cookie Elaborado com Farinha de Semente de Melão (Cucumis melo l.), Sem Glúten, para Pacientes Celíacos”; “Desenvolvimento da Farinha de Semente de Melão (Cucumis melo) a Partir de Subproduto Gerado pela Agroindústria como Alternativa Sustentável para Geração de Renda em Comunidades Carentes”; “Desenvolvimento da Carne de Dorso da Rã Desidratada para Utilização em Dietas Especiais” e “Uso Integral da Banana Verde como Estratégia de Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças e Desenvolvimento Local”.

lab-aquisuam

Laboratório de Pesquisa em Biologia Animal - LAPBA

O Laboratório atende ao projeto “Técnicas de Criação e Preparo de Organismos Aquáticos para Fins de Comercialização” que integra a linha de pesquisa “Cadeias Produtivas Sustentáveis”. Nele estão acondicionados os sistemas de experimentos de nutrição de organismos aquáticos.

O LAPBA é equipado com sistema de segurança que permite a renovação durante 24 horas, filtro biológico evitando o despejo para o meio ambiente e possibilitando o reaproveitamento de 100% da água, além de 12 baias experimentais de engorda e 2 baias de engorda de tamanho comercial. O laboratório conta também com equipamentos científicos que são utilizados em todos os seus projetos: balanças digitais, microcomputador, estufas, paquímetros digitais e geladeira.

lab-microbiologia

Laboratório de Análises Microbiológicas - LAM

Com foco na qualidade microbiológica de materiais, o Laboratório de Análises Microbiológicas – LAM do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local está diretamente ligado à Linha de Pesquisa “Cadeias Produtivas Sustentáveis”, cujo principal objetivo é realizar diversos tipos de análises voltadas para o controle da qualidade microbiana em água, alimentos e outros produtos afins.

No LAM podem ser realizados estudos que envolvem o Controle da qualidade microbiológica de matérias-primas vegetais; Análise da qualidade microbiológica de água; Detecção e estudo de microrganismos do ambiente; Análise da susceptibilidade aos antimicrobianos.

lab-produtos-naturais

Laboratório de Estudos de Produtos Naturais - LEPN

O Laboratório de Estudos de Produtos Naturais está diretamente ligado à Linha de Pesquisa “Cadeias Produtivas Sustentáveis”. No LEPN podem ser realizados estudos que envolvem a Produção de extratos vegetais; Extração de óleos essenciais; Desenvolvimento de produtos naturais; Análises químicas para determinação da qualidade dos produtos; estudos etno-farmacológicos com óleos essenciais aplicados como larvicidas, inseticidas e repelentes em vetores transmissores de arbo-viroses.

lamel

Laboratório Multidisciplinar de Estudos da Linguagem (LAMEL)

O LAMEL é resultado do trabalho de pesquisadores da UNISUAM, que submeteram o projeto ao Edital de Apoio a Instituições de Ensino e Pesquisa sediados no Estado do Rio de Janeiro, lançado em 2008, pela Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. O projeto foi aprovado, recebendo recursos financeiros que permitiram a aquisição de equipamentos de informática e mobiliário, garantindo as condições de desenvolvimento e produção necessárias aos Mestrandos do MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO LOCAL.

lab-energias-renovaveis

Laboratório de Energias Renováveis

Este laboratório concentra os equipamentos básicos relacionados ao desenvolvimento de novas tecnologias de geração de energia, como biocombustíveis e energia solar e, em paralelo, pretende servir como porta de entrada aos estudantes de diferentes níveis de formação interessados em ingressar no universo da pesquisa científica.

CORPO DOCENTE DO MESTRADO

NomeGoogle Scholar CitationORCIDResearch Gate
Gustavo Monnerat Cahli
José Teixeira de Seixas Filho
Katia Eliane S. Avelar
Maria Geralda de Miranda
Silvia Conceição Reis P. Mello
Reis FriedeNão localizado
Patricia Maria Dusek
Sebastião Josué Votre
Eduardo Winter
Patricia Vigário
Arthur de Sá Ferreira

COORDENAÇÃO

Profª Patricia Maria Dusek

E-mail: desenvolvimentolocal@unisuam.edu.br

INFORMAÇÕES

Secretaria do Mestrado em Desenvolvimento Local

Tel.: +55 (21) 3883-9797 ramal: 2015/2016

E-mail: secretariadl@unisuam.edu.br

Endereço: Av. Paris, 84 – Clube Pós- Bonsucesso – Rio de Janeiro

PUBLICAÇÕES

public_augustus

Revista Augustus

public_scientia

Corpus et Scientia

public_semioses

Semioses

Quero receber mais informações sobre este curso

*Campos obrigatórios