EDITAL PROCESSO SELETIVO – 2019/1

O Reitor do Centro Universitário Augusto Motta faz saber, por meio do presente Edital, que estarão abertas, no período de 27 de setembro de 2019 a 08 de fevereiro de 2019 (22h), as inscrições ao Processo Seletivo do 1º semestre de 2019, para ingresso nos cursos de graduação, com base nas disposições regimentais, na Lei no 9.394/96, Decreto nº 9235/17, na Portaria Normativa nº 23/17 e demais disposições legais mediante cláusulas e condições especificadas, a cujo cumprimento se obrigam mutuamente.


1 - CALENDÁRIO

EVENTOS PERÍODOS / DATAS
INSCRIÇÕES 27/09/2018 a 08/02/2019 às 22h
PROVA 01/10/2018 a 12/02/2019
DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 01/10/2018 a 15/02/2019


2 - DA FORMA DE INGRESSO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

O candidato que desejar utilizar o resultado do ENEM deverá apresentar o boletim de resultado, emitido pelo site do INEP, que deverá ser entregue com os demais documentos exigidos para a matrícula, sem a necessidade de realização do Processo Seletivo.

Obs.: Os candidatos com menos de 30 (trinta) pontos na prova objetiva ou menos de 30 (trinta) pontos na redação (ENEM 2006 até 2008), menos de 300 (trezentos) pontos na prova objetiva (ENEM 2009 e 2010), menos de 300 (trezentos) pontos na média das provas objetivas (ENEM 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017  e 2018), ou menos de 300 (trezentos) pontos na redação (ENEM 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018). não poderão concorrer às vagas oferecidas para ingresso pelo ENEM



3 - DAS INSCRIÇÕES

A inscrição no Processo Seletivo será realizada pelo candidato, via Internet, pelo site: www.unisuam.edu.br ou nos laboratórios da Instituição (de 2ª a 6ª feira, das 9h às 20h), situados à Avenida Paris, 84 – Bonsucesso, Rio de Janeiro – RJ; à Rua Apiacás, 320 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ; à Rua Fonseca, 240 – Bangu – Rio de Janeiro – RJ; à Avenida Cesário de Melo, 2571 – Campo Grande – Rio de Janeiro – RJ, no período de 27 de setembro de 2018 a 08 de fevereiro de 2019 às 22h, mediante o atendimento das seguintes formalidades:

O preenchimento do requerimento de inscrição será de inteira responsabilidade do candidato e, para que possa produzir todos os efeitos a que se destina, deverá ser feito com estrita observância das normas deste Edital.

No ato da inscrição o candidato deverá efetuar duas opções de curso e turno e o local em que deseja estudar (Bangu, Bonsucesso, Campo Grande ou Jacarepaguá), bem como escolher a língua estrangeira (Inglês ou Espanhol) em que será examinado (a não opção pela língua estrangeira obriga o candidato a prestar prova de Inglês).

Os candidatos que tenham concluído o ensino médio no exterior deverão apresentar declaração de equivalência de curso, expedida pelo Conselho Estadual de Educação, no ato da matrícula.

No ato da inscrição receberá o “PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO”, o qual será apresentado, juntamente com o original da identidade, no dia da realização da prova.



4 - DA PROVA

O Processo Seletivo será realizado na Av. Paris, 84 – Bonsucesso - Rio de Janeiro - RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Bonsucesso; na Av. Cesário de Melo, 2571 – Campo Grande – Rio de Janeiro – RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Campo Grande; na Rua Fonseca, 240 – Bangu – Rio de Janeiro – RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Bangu; na Rua Apiacás, 320 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro – RJ, para os candidatos que concorrem às vagas de Jacarepaguá, de acordo com o seguinte calendário:


HORÁRIO

CONTEÚDO DA PROVA

No horário agendado

Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia.
Redação.

  • A prova terá início no horário agendado, devendo o candidato chegar ao local da prova com meia hora de antecedência.
    Não será permitida, sob nenhum pretexto, a prestação da prova em local e horário diferente do estabelecido no presente Edital.
    As questões da prova do Processo Seletivo versarão sobre os assuntos ministrados no ensino médio e redação.
  • As questões da prova de Língua Portuguesa, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia serão objetivas.
  • A redação versará sobre tema da atualidade e terá valor de 10 pontos.
  • Não será admitida 2ª chamada para faltosos, ficando os mesmos, automaticamente, eliminados do Processo Seletivo.
  • Não serão aceitos recursos para revisão ou vistas de prova.
  • Somente fará prova o candidato que apresentar o protocolo de inscrição e seu documento de identidade original.
  • A validade do presente Edital é para matrícula até o 2º semestre de 2020.


5 - DA CLASSIFICAÇÃO

  • Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que tirar menos que três pontos na redação e/ou menos que três pontos nas questões objetivas.
  • Ainda que aprovado no Processo Seletivo, e independentemente de sua ordem de classificação, o candidato não terá direito à matrícula, se à época de sua efetivação já tiverem sido esgotadas as vagas oferecidas para o curso/turno/unidade correspondente.
  • O resultado do Processo Seletivo será divulgado no site na plataforma de Inscrição mediante ao acesso de loguin e senha ou pela nossa Central de Relacionamento.

Obs.: Não havendo o mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados para um determinado CURSO/TURNO/UNIDADE após o último Processo Seletivo, os matriculados serão convocados para efetuar nova opção para cursos/turnos/unidades com vagas remanescentes.

Não havendo mais vagas para o curso/turno/unidade em que o candidato foi aprovado, e independentemente de sua ordem de classificação, o mesmo poderá realizar matrícula para o curso/turno/unidade da 2ª opção ou qualquer outro curso/turno com vagas disponíveis.



6 - DAS MATRÍCULAS

O candidato classificado deverá apresentar a seguinte documentação para a matrícula:

  • Original do certificado ou diploma;
    (diploma para aqueles que concluíram o curso técnico ou de formação de professores) de conclusão do ensino médio ou equivalente. Caso não possua Certificado/Diploma poderá apresentar provisoriamente uma declaração de conclusão de curso anterior a data da matrícula, com validade máxima de 6 meses.
  • Original do histórico escolar do ensino médio;
  • Cópia do Diário Oficial;
    (conforme Deliberação CEE/RJ nº 357/2016 art. 1º, § 1 e § 2º, o candidato deverá ter seu nome publicado nas seguintes circunstâncias: para concluintes do Ensino Médio regular ou Ensino Médio Técnico no Estado do Rio de Janeiro, a partir do ano de 1985 até 2015; Para os concluintes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em qualquer metodologia e modalidade e Ensino Médio Técnico, na modalidade de Educação a Distância, a partir do ano de 1985; Conforme Portaria da Secretaria de Educação do Distrito Federal nº 61/1991, os alunos concluintes do Ensino Médio no Distrito Federal serão publicados; Para os aluno concluintes de Ensino Médio do Estado de São Paulo, entre os anos de 1980 e 2000; Conforme Resolução CEE/ES nº 1836/2008, alunos concluintes do Ensino Médio no Espírito Santo, desde o ano de 2010, serão publicados em Diário Oficial; Conforme a Resolução CEE/RR nº 14/2000, os alunos concluintes do Ensino Médio, desde o ano 2000, no Estado de Roraima, serão publicados); Número do Registro do SISTEC no Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio Técnico, desde o ano de 2009 (exclusivo aos alunos concluintes do Ensino Médio Técnico);*
  • Original da certidão de nascimento ou casamento;
  • Original do documento de identidade;
  • Original do título de eleitor;*
  • Original do certificado de reservista e deverá estar em dia com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);*
  • Original do Cadastro de Pessoa Física – CPF; (o candidato será cadastrado de acordo com o nome constante do CPF)
  • Original do comprovante de residência;*


*Os referidos documentos não são obrigatórios para a realização da matrícula, porém deverão ser apresentados no decorrer do 1º semestre acadêmico.

Os documentos anteriormente referidos serão escaneados no ato da matrícula e devolvidos aos candidatos. Após a conferência da documentação, será emitido boleto para pagamento, na rede bancária, da 1ª parcela da semestralidade 2019/1.


Obs.: Somente após a confirmação do pagamento será efetivada a matrícula.



Os candidatos classificados, que cursam ou cursaram no Centro Universitário Augusto Motta, ou em outras Instituições de Ensino Superior, após a efetivação da matrícula, poderão solicitar aproveitamento de estudos, via requerimento, junto à Secretaria Acadêmica, anexando os seguintes documentos:

  • Histórico escolar completo (original), da(s) Instituição(ões) anterior(es);
  • Programa das disciplinas cursadas na(s) Instituição(ões) anterior(es), exceto para ex-aluno do Centro Universitário Augusto Motta;
  • (Os referidos Programas serão devolvidos, mediante requerimento, se solicitados em até seis meses. Após este prazo serão inutilizados);
  • Comprovante de reconhecimento ou autorização de funcionamento do curso, exceto para aluno do Centro Universitário Augusto Motta, caso tal informação não conste no histórico Escolar.


Após as isenções os alunos deverão escolher as disciplinas que irão cursar no período 2019/1, junto as suas coordenações dos cursos (de acordo com o prazo previsto no calendário acadêmico).

A matrícula poderá ser efetuada pelo próprio candidato classificado, ou seu Representante Legal (Procurador), mesmo no caso de menores assistidos.

A matrícula será realizada no período previsto neste edital, de acordo com o horário de funcionamento das Unidades, para todos os candidatos classificados em suas opções de curso/ turno/unidade.

Será considerado desistente o candidato que deixar de comparecer à matrícula, seja qual for o motivo.



7 - DISPOSIÇÕES GERAIS

  • Havendo vagas remanescentes poderão ser matriculados candidatos aprovados em Processos Seletivos, realizados pela Instituição, nos dois últimos anos;
  • Ainda havendo vagas remanescentes, poderão ser matriculados candidatos aprovados em Processos Seletivos, para 2019/1, de outras Instituições de Ensino Superior, mediante apresentação de declaração de aprovação contendo os pontos obtidos;
  • Em Bonsucesso, os cursos são ministrados na sede da instituição, situada à Av. Paris, 84. Em Campo Grande, os cursos são ministrados à Rua Augusto Vasconcelos, 61, à Av. Cesário de Melo, 2571 ou Rua Campo Grande, 900. Em Bangu, os cursos são ministrados na sede do Bangu Shopping, situado à Rua Fonseca, 240 ou à Rua da Feira, 316. Em Jacarepaguá, os cursos são ministrados à Rua Apiacás, 320 - Jacarepaguá;
  • Algumas atividades acadêmicas poderão ser lecionadas em locais indicados pela Instituição de Ensino, ou, ainda, na modalidade a distância, tendo em vista a natureza do conteúdo e da técnica pedagógica adotada pela Instituição de Ensino;
  • O aluno que se servir de documento falso ou inidôneo para matricular-se terá a matrícula cancelada, mesmo durante a realização do curso, ou após a sua conclusão, além de perder as mensalidades pagas e ficar sujeito às punições previstas em Lei;
  • O número máximo de alunos por turma é de 80;
  • O Centro Universitário Augusto Motta, em atendimento ao que dispõe o Decreto nº 9235/17, divulga no site www.unisuam.edu.br, à disposição de todos os candidatos e alunos, as condições de oferta dos cursos;
  • Os casos omissos e situações não previstas no presente Edital serão avaliados pela Comissão do Processo Seletivo e encaminhadas, para solução, ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário Augusto Motta.


8 - DAS VAGAS

O Centro Universitário Augusto Motta oferecerá 2760 vagas, no campus do Rio de Janeiro, para matrícula no 1º semestre de 2019.


CURSO

AUTORIZAÇÃO / RECONHECIMENTO/  RENOVAÇÃO

UNIDADE EDUCACIONAL

TURNO

VAGAS POR TURNO

TOTAL

ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

BG 1153694

Bangu (BG)

NOITE

50

320

Portaria MEC/SERES Nº 835/2016

BS 117296

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

40

Portaria MEC/SERES Nº 265/2017

NOITE

100

CG 1153682

Campo Grande (CG)

MANHÃ

60

Decreto Federal Nº 75.520/1975

NOITE

70

ARQUITETURA E URBANISMO (BACHARELADO)

BG 1349250

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

35

135

Portaria MEC/SESU Nº 456/2009

NOITE

35

BS 96306

Bangu (BG)

MANHÃ

30

Portaria MEC/SERES Nº 637/2018

NOITE

35

BIOLOGIA (BACHARELADO)

BS 1185667

Bonsucesso (BS)

NOITE

40

40

Portaria MEC/SERES Nº
1.036/2015

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)

BG 1404126

Bangu (BG)

NOITE

45

80

Portaria MEC/SESU Nº 1894/2004

BS 19242

Bonsucesso (BS)

NOITE

35

Portaria MEC/SERES Nº 340/2016

CIÊNCIAS CONTÁBEIS (BACHARELADO)

BG 1419573

Bangu (BG)

NOITE

25

175

Decreto Federal Nº 81.025/1977

BS 6621

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

30

Portaria MEC/SERES Nº 265/2017

NOITE

50

CG 1153684

Campo Grande (CG)

MANHÃ

30

Portaria MEC/SERES Nº 835/2016

NOITE

40

COMUNICAÇÃO SOCIAL

BS 27567

Bonsucesso (BS)

NOITE

30

75

(BACHARELADO)

Portaria MEC/SERES Nº 265/2017

· JORNALISMO

BS 29947

Bonsucesso (BS)

NOITE

45

· PUBLICIDADE E                    PROPAGANDA

Portaria MEC/SERES Nº 265/2017

DIREITO (BACHARELADO)

BS 6622

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

80

400

Portaria MEC/SERES Nº 420/2017

NOITE

160

CG 6622

Campo Grande (CG)

MANHÃ

80

Portaria MEC/SERES Nº 420/2017

NOITE

80

EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

BS 62584

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

40

185

Portaria MEC/SERES Nº 1.091/2015

NOITE

50

CG 1153690

Campo Grande (CG)

TARDE

35

Portaria MEC/SERES Nº 793/2016

NOITE

60

EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)

BS 103950

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

40

145

Portaria MEC/SERES Nº 134/2018

NOITE

50

CG 1185746

Campo Grande (CG)

TARDE

20

Portaria MEC/SERES Nº 275/2011

NOITE

35

ENFERMAGEM (BACHARELADO)

BS 54385

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

70

160

Portaria MEC/SERES Nº 100/2018

NOITE

50

CG 1153685

Campo Grande (CG)

NOITE

40

Portaria MEC/SERES Nº 60/2018

ENGENHARIA CIVIL (BACHARELADO)

BS 6629

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

15

75

Portaria MEC/SERES Nº 286/2012

NOITE

25

CG 1349567

Campo Grande (CG)

NOITE

35

Decreto Federal Nº 81.325/1978

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (BACHARELADO)

BS 96304

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

15

60

Portaria MEC/SERES Nº 365/2014

NOITE

20

CG 1349568

Campo Grande (CG)

NOITE

25

Portaria MEC/SERES Nº 365/2014

ENGENHARIA ELÉTRICA (BACHARELADO)

BG 1178674

Bangu (BG)

MANHÃ

15

85

Portaria MEC/SERES Nº 383/2017

NOITE

30

BS 1178686

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

10

Portaria MEC/SERES Nº 34/2018

NOITE

30

ENGENHARIA MECÂNICA (BACHARELADO)

BG 1404114

Bangu (BG)

MANHÃ

10

75

Resolução UNISUAM/CEPE Nº 008/2017

NOITE

25

BS 1279298

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

10

Resolução UNISUAM/CEPE Nº 015/2013

NOITE

30

FARMÁCIA (BACHARELADO)

BS 54382

Bonsucesso (BS)

NOITE

40

75

Portaria MEC/SERES Nº 134/2018

CG 1153688

Campo Grande (CG)

NOITE

35

Portaria MEC/SERES Nº 60/2018

FISIOTERAPIA (BACHARELADO)

BS 6631

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

50

110

Portaria MEC/SERES Nº 134/2018

NOITE

60

GASTRONOMIA (TECNÓLOGO)

BS 111914

Bonsucesso (RJ)

Manhã

40

160

Portaria MEC/SERES Nº 4/2012

Noite

40

BG 1419574

Bangu (BG)

Manhã

40

Portaria MEC/SERES Nº 265/2017

Noite

40

NUTRIÇÃO (BACHARELADO)

BG 1404117

Bangu (BG)

MANHÃ

30

150

Portaria MEC/SESU Nº 531/2006

NOITE

40

BS 54387

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

40

Portaria MEC/SERES Nº 1/2012

NOITE

40

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

BS 114044

Bonsucesso (BS)

NOITE

55

55

Portaria MEC/SERES Nº 379/2018

PSICOLOGIA (BACHARELADO)

BS 123157

Bonsucesso (BS)

MANHÃ

50

200

Portaria MEC/SERES Nº 265/2017

NOITE

50

CG 123157

Campo Grande (CG)

MANHÃ

50

Portaria MEC/SERES Nº 265/2017

NOITE

50



Rio de Janeiro, 12 de setembro de 2018.

PROF. ARAPUAN NETTO

REITOR