O QUE É O DOUTORADO ACADÊMICO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO?

Único no Rio de Janeiro, o Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação da UNISUAM é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2015. Direcionado a todos os profissionais envolvidos com a reabilitação aptos a realizarem um Doutorado, o curso visa a inserção dos alunos em programas de pesquisa já consolidados, autônomos e na criação e desenvolvimento de novos núcleos de pesquisadores, além do exercício profissional em um padrão altamente qualificado.

Além disso, o curso faz parte do programa de Ciências da Reabilitação da UNISUAM, que conta ainda com o Mestrado Acadêmico e o Pós-Doutorado para deixar sua formação ainda mais completa.

PESQUISA E APLICAÇÃO EM UM SÓ PROGRAMA

O Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação, abrange estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

REABILITAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Ciências da Reabilitação da UNISUAM é o único Doutorado do estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar. Esta configuração possibilita a capacitação interdisciplinar de pesquisadores independentes e docentes de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

INOVAÇÃO

Além das linhas de pesquisa tradicionais – Avaliação Funcional em Reabilitação e Abordagem Terapêutica em Reabilitação – o Programa conta com a linha Reabilitação no Esporte e no Esporte Adaptado, que inclui o estudo de intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva adaptada e otimizar o desempenho funcional de atletas e paratletas.

LINHAS DE PESQUISA DIVERSIFICADAS

O Doutorado Acadêmico em Ciências da Reabilitação tem sua área de concentração nos Aspectos Funcionais em Reabilitação. A finalidade dessa área é analisar os processos envolvidos nas respostas funcionais, os métodos e técnicas de avaliação, bem como a investigação da eficácia de intervenções relacionadas à prevenção e reabilitação física dos sistemas orgânicos no âmbito individual e coletivo.

RESULTADO FINAL

A previsão de divulgação para o Processo Seletivo ocorre nos meses de maio ou outubro. As informações para participar da seleção estão disponíveis no Edital, disponibilizado aqui nesta página.

Em caso de dúvidas ou informações, entre em contato.

Informações:

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação:
Tel.:(21) 3882-9797 ramal: 2012
E-mail: secretariacr@unisuam.edu.br
Endereço: Praça das Nações 34, Bonsucesso - Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 21041-010

LINHAS DE PESQUISA

ABORDAGEM TERAPÊUTICA EM REABILITAÇÃO

Estudo de ações de atenção primária, secundária e terciária, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde. Estudo do efeito das intervenções terapêuticas na capacidade funcional e na qualidade de vida nas fases do desenvolvimento, visando a reabilitação de desordens nas diversas populações.

AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM REABILITAÇÃO

Estudo dos aspectos funcionais do processo saúde-doença nas diversas populações, considerando as dimensões biopsicossociais (morfológica, biomecânica, fisiológica, fisiopatológica, cognitiva, emocional e participação). Estudo, desenvolvimento e validação de procedimentos e tecnologias para avaliação funcional em reabilitação.

REABILITAÇÃO NO ESPORTE E NO ESPORTE ADAPTADO

Estudo dos aspectos fisiológicos, biomecânicos e funcionais relacionados à prática de esportes, incluindo os adaptados, e a otimização do desempenho, abrangendo praticantes recreacionais e profissionais em todas as faixas etárias.

Estudo dos fatores de risco e proteção de lesões advindas da prática esportiva e dos efeitos de intervenções para sua prevenção, recuperação e reabilitação em diversas populações.

LABORATÓRIOS DE PESQUISA

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação possui 8 laboratórios dedicados e com tecnologia de ponta. Confira:

lab-des-cardio-respiratorio

Laboratório de Desempenho dos Sistemas Cardiovascular e Respiratório

Este laboratório é utilizado para avaliação da função pulmonar e cardiovascular de indivíduos sadios, com doenças respiratórias e/ou cardiovasculares, bem como de outras populações específicas que requerem uma avaliação mais abrangente, incluindo os sistemas cardiovascular e respiratório.

lab-analise-movimento-humano

Laboratório de Análise do Movimento Humano

Neste laboratório utilizam-se recursos e equipamentos para avaliação da função muscular, particularmente força e resistência à fadiga, com ênfase em indivíduos com doenças ortopédicas e outras populações que requerem uma avaliação mais abrangente, incluindo a musculatura esquelética.

lab-des-musculo-esqueletico

Laboratório de Desempenho Músculo-Esquelético

Este laboratório está equipado com sistema óptico de análise de movimento, permitindo a realização de análises biomecânicas e cinesiológicas por cinemetria bidimensional e tridimensional. As análises de movimento podem ser obtidas em diferentes escalas, desde pequeno porte (por exemplo, movimentos de articulações dos dedos ou da face) até grande porte (por exemplo, caminhada ou corrida).

lab-neurociencias-reab

Laboratório de Neurociências em Reabilitação

Este laboratório está equipado com equipamentos e dispositivos para reabilitação física de pacientes com doenças neurológicas e suas sequelas, tais como Mal de Parkinson, incluindo a recuperação do controle motor, sensibilidade e marcha.

lab-simulacao-computacional

Laboratório de Simulação Computacional e Modelagemem Reabilitação

Neste laboratório são utilizados computadores e programas de última geração para processamento e análise de sinais biomédicos de origem dos sistemas cardiovascular e respiratório, bem como o desenvolvimento de programas de computador para simulações e análises desses sinais.

lab-cinetica-cinematica

Laboratório de Cinética e Cinemática Humana

Neste laboratório são conduzidos projetos de pesquisa para avaliação do controle postural estático e dinâmico, incluindo a avaliação das forças mecânicas atuantes sobre o corpo e a atividade muscular durante tarefas motoras. Também são realizadas avaliações da postura estática por meio da fotogrametria computadorizada.

lab-des-esforco

Laboratório de Desempenho Cardiopulmonar em Esforço

Este laboratório realiza a avaliação do sistema cardiopulmonar durante atividades de esforço físico submáximo e máximo, atendendo principalmente às pesquisas com desporto e paradesporto, bem como indivíduos sadios e com outras doenças com impacto nesses sistemas.

lab-vr

Laboratório de Realidade Virtual em Reabilitação

Este laboratório desenvolve e utiliza a tecnologia de realidade virtual para analisar as disfunções musculoesqueléticas e traumatológicas, a fim de propor intervenções para as condições de saúde.

CORPO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO

NomeLattesGoogle ScholarORCIDResearch Gate
Agnaldo José Lopes – Doutor em Ciências Médicas
Alex Souto Maior - Doutor em Fisiologia
Arthur de Sá Ferreira – Doutor em Engenharia Biomédica
Erika de Carvalho Rodrigues – Doutora em Fisiologia
Felipe Amorim da Cunha – Doutor em Ciências Médicas
Fernando Guimarães – Doutor em Ciências
Julio Guilherme Silva – Doutor em Saúde Mental
Laura Alice Santos de Oliveira – Doutora em Ciências Biológicas (Neurofisiologia)
Leandro Alberto Calazans Nogueira - Doutor em Neurologia
Ney Meziat Filho - PhD em Saúde Coletiva / Epidemiologia
Patricia Vigário - Pós-doutorado em Medicina (Endocrinologia)
Sara Lucia Silveira de Menezes - Doutora em Ciências Biológicas
Thiago Lemos - PhD em Fisiologia

COORDENAÇÃO

Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira

E-mail: asferreira@unisuam.edu.br

INFORMAÇÕES

Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação

Tel.: +55 (21) 3882-9797 ramal: 2012

E-mail: secretariacr@unisuam.edu.br

Endereço: Praça das Nações 34, Bonsucesso
Rio de Janeiro, RJ, Brasil - CEP 21041-010

PUBLICAÇÕES

public_augustus

Revista Augustus

public_scientia

Corpus et Scientia

public_semioses

Semioses