O que é o Centro Universitário?

O Centro Universitário é uma Instituição de Ensino Superior que oferta cursos de diversas áreas de conhecimento como Exatas, Humanas, Sociais, entre outras. Os Centros Universitários são credenciados pelo Ministério da Educação e possuem autonomia para criar e organizar um novo curso superior, seja Graduação ou Pós-Graduação.

Para ter essa configuração, a instituição deve possuir, ainda, um corpo docente qualificado e ter, pelo menos, um terço de professores com mestrado ou doutorado e, pelo menos, um quinto de professores trabalhando em tempo integral.

Os centros universitários fazem, ainda, integrações com outras empresas públicas, privadas e sindicatos a fim de promover exercício profissional para seus alunos como o de acompanhamento e de promoção de educação continuada para egressos (ex-alunos), além de atender demandas sociais de formação, especialização, adaptação e atualização profissional.

Qual a diferença para Faculdade e Universidade?

Faculdade

As faculdades não possuem nenhuma autonomia para criar seus programas de ensino, precisando pedir autorização ao Ministério da Educação para qualquer alteração que desejem realizar. Atuam em menos áreas do saber sendo mais comum que as faculdades ofertem cursos em saúde, economia e administração. Seus professores precisam ter, pelo menos, título de Pós-Graduação lato sensu.

Universidade

As Universidades, por sua vez, têm total autonomia para criar, organizar ou excluir um novo curso, além de alterar a quantidade de vagas ofertadas, emitir diplomas, fundar novas sedes, enfim. São obrigadas a promover atividades de Pesquisa e Extensão e atuar em todas as áreas do conhecimento.

O Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)

O Centro Universitário Augusto Motta, mais conhecido como UNISUAM, possui cursos nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Humanas, que podem ser encontrados na página de Cursos.

Há mais de 45 anos no mercado de educação, a instituição oferta, ainda, mais de 40 cursos de Pós-Graduação. Além disso, possui 2 programas de Mestrado, 1 de Doutorado e um de Pós-Doutorado certificados.


VEJA PORQUE A UNISUAM É BOA