fbpx

O que está procurando?

BLOG

BLOG

Voltar

Profissional de BI: 5 benefícios que ele traz pra empresa

Entenda como o profissional de BI pode alavancar resultados e confira 5 benefícios que ele traz para uma empresa!

  • Nota 10

01/06/2021 por Luanda Luiza

Tempo de Leitura: 5 minutos

Entenda como o profissional de BI pode alavancar resultados e confira os benefícios que ele traz para uma empresa!


Todo mundo já sabe: estamos na era da informação. Não basta ter o melhor produto, preço competitivo, uma experiência incrível, ótimos vendedores… É preciso extrair os melhores resultados dessa realidade. 

E, para isso, não tem outro jeito: escolher cuidadosamente métricas de sucesso sobre cada parte do processo, acompanhá-las de forma dinâmica e inteligente e, a partir daí, adaptar estratégias. Entender o que está dando certo, o que não está e alinhar o plano para chegar na meta desejada.

Já virou quase que um ditado popular ou um tipo de mantra no mundo corporativo e qualquer ambiente que deseja atingir alta performance: o que não pode ser medido, não pode ser melhorado. 

E é aí que entra o time de Business Intelligence. Cientistas de Dados, Analistas, Engenheiros de Dados e mais, dependendo da estrutura e tamanho da empresa. Os responsáveis por olhar a estratégia definida pelas lideranças, entender quais os números que vão mostrar se a empresa está no caminho certo, o que está acontecendo no mercado ao redor e acender a luz vermelha sempre que algo estiver saindo do caminho dos objetivos traçados.

Isso é só a ponta do iceberg! Entenda um pouco mais sobre como o profissional de BI pode alavancar resultados e as vantagens que ele traz para uma empresa.

 

Confira 5 benefícios que o profissional de BI traz para uma empresa

 

1 – Aumenta a chance de bater metas

Não existe sorte. Para bater metas, é fundamental, além de muito trabalho duro e um time comprometido, saber definir bem esses objetivos. Para isso, é preciso visualizar onde a empresa quer chegar, onde ela está agora e estipular uma meta que seja agressiva, mas alcançável.

Mas, não só isso. Você também vai ter que entender quais são as métricas que demonstram que você está indo pelo caminho certo e quebrar esse desejo de longo prazo em períodos mais curtos de acompanhamento desses KPIs para garantir que no final da corrida você vai chegar lá. A partir daí, a cada fim de período você analisa onde já chegou, o que está bom e pode ser potencializado e o que precisa mudar ou melhorar.

E adivinha quem vai te ajudar a definir essas métricas, colocar o alvo da meta no número certo e acompanhar os KPIs sempre com dashboards lindos? A galera de dados.

 

2- Ajuda na produtividade de outros times da empresa

Geralmente, quando não tem um time de dados estruturado na empresa, quem acaba cuidando dessa parte são as lideranças ou os responsáveis pelos produtos dentro de cada time. Só tem um problema: essas pessoas têm outras atribuições além de monitorar números, fazer análises, gerar dados, estudar o mercado e propor estratégias. Não dá para fazer tudo mesmo.

Então, é fácil isso acabar sendo despriorizado. Ou pior, feito de forma menos eficiente. Tem tantos erros comuns: escolher KPIs demais e acabar sem uma análise efetiva, acompanhar os números sem analisar, não tirar insights de ações dessas métricas, não investigar números que fogem do padrão de saúde, errar para mais ou para menos o período em que a métrica vai ser vista…

Quando você contrata Business Intelligence, os times já recebem tudo isso na mão. Então, é só interpretar os dados, definir um plano de ação e aguardar o próximo relatório para conferir se as métricas estão nos trilhos do sucesso. 

 

3 – Evita retrabalho e gera ganho de performance

Sabe quando você está fazendo uma coisa do mesmo jeito há muito tempo e os resultados já não estão tão legais? De repente, alguém te mostra que dá pra ter mais resultado gastando menos tempo, dinheiro e recursos para fazer a mesma coisa. Pronto! Essa é uma das funções do time de BI.

É justamente olhando para os dados corretos do jeito certo que fica possível entender onde estão os desperdícios. Será que estamos gastando dinheiro com uma ferramenta que não traz retorno? Será que estamos fazendo na mão um processo que poderia ser automatizado? Será que tem dois colaboradores cuidando da mesma coisa em momentos diferentes e isso poderia ser unificado? Será que nem estamos medindo os resultados de um processo que é central para a empresa para saber como ele performa? Para perguntas como essas e tantas outras, o time de dados pode ajudar!

 

4- Facilita a compreensão de todos sobre o que precisa ser feito

Imagina um monte de número jogado em uma tabela confusa. Agora, apaga isso da mente. Pensa em um dashboard automatizado, que atualiza em tempo real, com gráficos e tabelas escolhidos para representarem as informações da melhor forma, e que ele te diga exatamente a situação da empresa ou da sua área para você poder agir de forma rápida e assertiva passando em TVs pelo escritório ou disponível para todos que precisam ver. Bem diferente, né?

Se o colaborador vê de cara que um número não está como deveria, ele pode agir rápido sobre ele e mudar o curso dessa métrica. Se todos têm acesso a essa informação, é mais provável que alguém acenda a luz vermelha de que algo precisa ser olhado com mais atenção.

 

5- Possibilita agir de forma preditiva e padronizada

Bônus: aumenta o seu FATURAMENTO

Vamos pensar nesse contexto: a sua empresa é um restaurante que entrega por delivery. Com o time de BI recentemente contratado, você passou a fazer um mapa de calor de pedidos por dias da semana e também a medir a satisfação dos clientes através de pesquisa. Com isso, você descobriu que aos domingos, à noite, o volume de pedidos aumenta muito e que nos horários de rush, o nível de insatisfação dos clientes é maior.

Por causa dos dados, você pôde deslocar mais um motoboy para o período da noite de domingo e aumentar o prazo de entrega para os horários em que o engarrafamento te impede de cumprir o seu prazo normal. Então, passou a ter clientes mais satisfeitos e a vender mais.

Só com essas informações chave, você melhorou muito as suas métricas e, consequentemente, o seu faturamento!

Informação é poder. Basta saber usar. Ter um time de dados focado em análises assertivas e alinhado com as metas da empresa pode ser fundamental para o sucesso.

Para gerar esses resultados e ganhar visibilidade no mercado, vale investir em um bom curso, como a nossa Pós-Graduação em Ciência de Dados com Ênfase em Business Intelligence. Lá, você aprende como trabalhar o dado e produzir informação e conhecimento para trazer os melhores resultados para uma empresa. Para o empreendedor, também pode ser chave ter esse conhecimento na manga, hein? Fica a dica.

 

O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10

 

Isso sem contar que, além de dominar o processo, conhecer as ferramentas é fundamental. Afinal, trabalhar dados de forma manual rapidamente se torna inviável e é exatamente por isso que poder produzir tabelas, gráficos, dashboards e análises de forma eficiente é super importante. 

A atualização de todos eles sem gastar muito tempo e esforço também é fundamental ou você passará os dias fazendo apenas isso.

Como já sabemos: essa é a era da informação. A Ciência de Dados e a área de Business Intelligence não param de crescer no mercado e a tendência é essa mesmo. Basta mencionar que existe uma ferramenta desse meio super recente e em franca expansão: o PowerBI. 

 

Já ouviu falar, né? Então, pare de perder tempo! A hora de entrar no mercado de BI e conquistar destaque é exatamente agora! Conheça a Pós UNISUAM!

Por Luanda Luiza

Se formou em Comunicação - Produção Editorial achando que ia fazer o e-book bombar no Brasil, mas acabou aproveitando essa paixão por tecnologia e pela palavra e hoje é focada em trabalhar com Experiência do Cliente em startups de tecnologia. Crossfiteira raiz, é fácil fazer ela feliz: larga no mato com cachorro, cachoeira e levantamento de peso. Num mundo pandêmico, acabou virando mãe de planta também.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
Saída Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário 1
X
X
X
X
X
X