O que está procurando?

BLOG

Voltar

Finanças de universitário

No fim das contas: Como economizar trabalhando e estudando?

  • Graduação

06/10/2021 por Anibal Figueiredo

Tempo de leitura: 2 min

O estudante está no caminho certo, pois está investindo em seu desenvolvimento profissional. A qualificação é o caminho para aumentar o valor da sua hora trabalhada e esse é o fator que irá fazer o estudante de hoje ser um profissional bem-sucedido financeiramente no futuro. 

Para equilibrar os gastos que, muitas vezes, ultrapassam a renda, o estudante pode começar fazendo um levantamento dos seus gastos mensais. Identificar o quanto gasta com itens básicos e o quanto gasta com supérfluos. Adotar escolhas que tragam mais eficiência no uso da renda e, consequentemente, maior tranquilidade financeira ao longo do mês. 

Importante também ficar atento a novas vagas de emprego e estágio. Quando um processo seletivo se inicia o estudante deve se preparar com confiança, procurar conhecer a história da empresa e apresentar todas as suas qualidades durante a entrevista e as demais etapas do processo seletivo. O UNISUAM Carreiras pode ajudar muito o estudante a se preparar para as vagas de emprego. 

 

 

👉 O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio

 

 

Qual é o segredo para guardar dinheiro quando se é jovem?

É importante entrar em contato com o tema gestão financeira o mais cedo possível. Enquanto jovem, a renda tende a ser mais baixa, mas com qualificação profissional e disciplina financeira, o jovem consegue planejar passos mais audaciosos no médio prazo. 

O segredo está em adotar maior controle financeiro, conhecer seus gastos e sua renda, estabelecer política de manter eficiência nas escolhas de gastos. Essa consciência traz equilíbrio também para outros aspectos da vida como lazer, planejamento familiar, saúde e educação. 

Importante reconhecer que tudo tem seu tempo e pensar que não é a capacidade de compra que irá determinar a sua satisfação, mas a capacidade de pagar suas obrigações assumidas e planejar objetivos financeiros dentro do seu padrão de vida atual. 

 

 

👉 Saiba mais sobre Finanças Pessoais!

 

 

Quais pessoas e profissões podem se beneficiar de saber mais sobre finanças?

Todas as pessoas podem e devem conhecer mais sobre finanças. Todos recebem salários e têm suas dívidas para pagar, então este é um tema universal. Quanto antes tivermos essa consciência, melhor. Mas para isso é importante quebrar as barreiras de falar sobre finanças e utilizar a matemática a seu favor. 

Quanto mais uma pessoa se aperfeiçoar no tema gestão financeira pessoal, mais segurança terá em todos os demais aspectos da vida, pois as finanças podem ser mais limitadoras hoje e menos amanhã, ou o contrário, se decisões erradas forem tomadas. 

Nosso consumo é estimulado pelas ofertas de produtos e pela forma como eles são divulgados diariamente através das redes sociais e outros meios de comunicação. É muito bom conhecer as vantagens que um produto novo, mais atual, pode oferecer. Mas é preciso que a pessoa identifique se precisa mesmo daquele produto. Nossas escolhas de consumo e investimentos determinam o quanto somos eficientes nesse aspecto.  

Adotar uma filosofia de vida e de trabalho que contemple o equilíbrio financeiro é o primeiro passo para uma vida de realizações. 

 

 

👉 CONFIRA MAIS SOBRE CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

 

 

 

Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

CONHEÇA NOSSOS CURSOS

 

 

Por Anibal Figueiredo

Contador, Mestre em Economia, Empresário e Coordenador dos cursos de graduação em Ciências Contábeis (nas modalidades presencial e a distância), tecnólogo em Gestão Financeira EAD e Pós-graduação em Perícia Judicial, Extrajudicial e Arbitral do Centro Universitário Augusto Motta e professor do Centro Universitário Augusto Motta. Presidente CPA (Comissão Própria de Avaliação) UNISUAM. Com mais de 20 anos de experiência na carreira contábil e mais e 10 anos na área acadêmica.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
English French Portuguese Spanish