brasil english espanol  Ambiente do ProfessorE-mail AdministrativoE-mail ProfessoresOuvidoria

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção vem ganhando destaque no mercado, sendo reconhecida como uma especialidade muito valorizada pelas empresas. O Engenheiro de Produção é capaz de elaborar e desenvolver projetos que aumentem a produção de uma organização e que ao mesmo tempo reduzam os custos. O profissional pode atuar não somente em indústrias, mas em outros setores produtivos, tais como mercado financeiro, setor de serviços e em consultorias.

Na UNISUAM você será preparado para realizar as demandas tradicionais e as novas demandas gerenciais como liderança administrativa, otimização de processos e sistemas produtivos, desenvolvimento de estudos de viabilidade técnico-financeira. Isso se torna possível graças à correlação de uma infraestrutura de ponta e um corpo docente de excelência no mercado.

Projeto pedagógico

Ensino de Graduação

A principal contribuição que o Engenheiro de Produção pode conferir ao ensino de Graduação é a visão de multidisciplinaridade, uma vez que seu enfoque sobre as situações é sistêmico. Dessa forma, pode influenciar o ensino de Graduação, ampliando os horizontes da formação profissional oferecida pelos diversos cursos, como por exemplo, estabelecendo a necessidade da qualidade e da racionalização em todas as atividades profissionais.

Pesquisa

Em relação à Pesquisa, o ramo do conhecimento no qual o graduado em Engenharia de Produção está mais apto a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico é o da Pesquisa Operacional, especificamente desenvolvendo algoritmos e softwares para resolução de problemas diversos. Além desse, outro segmento de estudo é o de manutenção industrial, o qual pode ser apoiado pela Pesquisa Operacional e/ou apoiado por metodologias a serem criadas.

Extensão

A formação profissional acadêmica do Engenheiro de Produção induz o futuro profissional, desde sempre, a ficar atento às inovações tanto mercadológicas como tecnológicas, o que conduz este profissional a estar sempre à frente no que se refere às inovações. Sendo assim, está apto a transferir o conhecimento tradicional unido aos avanços tecnológicos. Tendo a sua formação profissionalizante ênfase na criação de sistemas e resolução de problemas, este conhecimento pode ser útil à sociedade, particularmente àquelas comunidades que não têm acesso às informações técnico-científicas. Além disso, o conhecimento do profissional de Engenharia de Produção lhe confere habilidades que podem ser estendidas para a resolução de problemas e criação de formatos de procedimentos que facilitem a vida da sociedade em geral.

Finalmente, o grande Projeto de Extensão almejado pelo curso de Engenharia de Produção é a criação de uma incubadora de empresas dentro da UNISUAM, a qual será gerida por alunos concluintes do curso. Esta incubadora de empresas propiciará a autônomos a inicialização das atividades de sua própria empresa e aos pequenos empresários um gerenciamento que permita-lhes alavancar seus negócios.

Infraestrutura

Biblioteca informatizada com acervo constituído de livros, periódicos, bases de dados, DVDs etc.
Laboratórios
Salas de Estudos
Salas de Vídeo
Laboratórios de Pesquisa e de Informática
Auditórios

"Não aponte defeitos, aponte soluções."

(Henry Ford)